COMBRETACEAE

Terminalia januariensis DC.

LC

EOO:

264.611,514 Km2

AOO:

80,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é endêmica do Brasil e ocorre nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (Marquete et al., 2010). Também ocorre no Espírito Santo (Jackson, 1978). A espécie foi encontrada na vertente Atlântica da Serra do Imbé em Campos dos Goytacazes, RJ (Moreno et al, 2003). A espécie ocorre no Maciço da Pedra Branca, no Parque Estadual da Pedra Branca (Santos et al., 2006).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2011
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie apresenta EOO de 226.540 km², e é considerada abundante ao longo da suadistribuição devido ao grande número de registros de herbário. Apesar deocorrer em algumas áreas altamente desmatadas, como a zona da mata de MinasGerais, a espécie apresenta diversos registros ao longo da região serrana doEstado do Rio de Janeiro, que constitui um dos maiores remanescentes contínuosda Mata Atlântica.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Foi utilizado o método ponto-quadrante, encontrou dois indivíduos, estimando a população de T. januariensis em 4,57 ind/ha em floresta ombrófila (Kurtz et al., 2000). O critério de inclusão foi o diâmetro do tronco à altura do peito (1,30 m) maior ou igual a 5 cm. Foram econtrados também quatro indivíduos em 2,4 ha de parcelas com critério de inclusão o perímetro do tronco à altura do peito (1,30 m) maior ou igual a 15,7 cm, no "Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito", Lavras, Minas Gerais (Dalanesi et al., 2004). Amostrou dois indivíduos em 0,3 ha de parcelas, com critério de inclusão do diâmetro do tronco à altura do peito (1,30 m) maior ou igual a 5 cm, no Campo Experimental Santa Monica propriedade da Embrapa Gado de Leite, localizado em Barão de Juparanã, município de Marquês de Valença, RJ (Spolidoro, 2001).

Ecologia:

Biomas: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa submontana (Moreno et al., 2003). Floresta altomontana (Dalanesi et al., 2004). A espécie também foi encontrada em levantamento florístico no Cerrado em Mata de Galeria (Meira Neto et al., 2007). Floresta pluvial, nebular, semidecídua e altomontana (Oliveira-Filho, 2010).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 2.1 Dry Savanna, 2.2 Moist Savana, 3 Shrubland
Detalhes: Árvore de até 25 m de altura; a espécie foi classificada como secundária tardia em formação florestal da Pedra Branca no Rio de Janeiro (Oliveira-Filho, 2010).

Ações de conservação (4):

Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie está presente na Estação Ecológica de Santa Bárbara, no município de Águas de Santa Bárbara, Estado de São Paulo (Meira Neto et al., 2007).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie também foi encontrada na Reserva Biológica Nova Lombardia em Santa Tereza, no Estado de Espírito Santo e foi listada no estudo como uma das espécies mais comuns no local (Jackson, 1978).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre no Maciço da Pedra Branca, no Parque Estadual da Pedra Branca (Santos et al., 2006).
Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) pela IUCN (IUCN, 2010).